Grupo K.L.A. – Educação Empresarial

Blog KLA News

SEJA UM MESTRE PARA SUA EQUIPE

* por Edílson Lopes

Há um ditado que diz: “Procure um mestre”. Isso é bem verdadeiro, mas não se iluda achando que sua equipe irá procurá-lo. Façamos, então, o contrário: “Procure sua equipe. Seja um mentor para ela”.

O magnata e rei do aço, Andrew Carnegie, falou certa vez: “Seja uma fonte de bênçãos para os que lhe rodeiam”. Um líder deve honrar seus liderados, portanto, compartilhar seu conhecimento com a sua equipe é ser uma “fonte de bênçãos”. Um mentor compartilha todos os dias aquilo que sabe e vai em busca daquilo que não sabe. Isso sim é o “papel de um mentor”.

Irving Bunim falou algo que todos os líderes deveriam colocar em um cartaz bem em frente a suas mesas no escritório: “Aquele que não ensina, não é digno de viver”.  Ensine todos como se estivesse ensinando seus filhos. Acostume-se a colocar em sua “rota diária” um tempo para “ensinar” seus funcionários. Desta forma, você estará sempre os honrando.

A grandeza de um líder está neste simples ato: “Ensine quem lhe rodeia”. Certa vez ouvi uma frase interessante de um grande líder empresarial: “Os líderes que mais me ajudaram foram aqueles que me ensinaram algo”. Pense em um líder que fez diferença na sua vida. Tenho certeza de que você aprendeu algo com ele.

Seja ávido por ensinar. Seja ávido também por buscar conhecimento. Busque intensamente conhecimento sobre a vida e os negócios. Lembre-se que há um “ser-humano” por trás de cada funcionário. Um ser-humano que tem as mesmas angústias e aspirações que você. Alguém que tem família, tem altos e baixos e que necessita, acima de tudo, de um mentor. Isso mesmo, eles precisam de alguém para lhes apontar o caminho certo e também ajudar-lhes nos desafios da vida. “Feliz o líder que busca conhecimento para compartilhar com os outros”. 

Os sábios, lá no passado, diziam: “Aquele que instrui o filho do seu semelhante, tem tanto mérito quanto aquele que contribui para o nascimento. Portanto, formar alunos equivale a procriar FILHOS”.

Edílson Lopes -Fundador e principal líder do Grupo K.L.A. Educação Empresarial

Imprimir Artigo

Tem alguma dúvida? Quer mais informações? Quer transformar a sua empresa? >

Fale com a gente!